SUDESTE

Vitória – A capital capixaba e suas belezas naturais

Vitória, cidade do estado do Espírito Santo, é uma das três capitais brasileiras que possuem centro administrativo e a maior parte do território localizados em uma ilha (as outras duas são a sulista Florianópolis e a nordestina São Luís) e combina várias características geográficas e sociais atraentes para moradores e turistas.

O IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios, que leva em conta indicadores sociais, como longevidade, educação e renda per capita) colocou a capital do Espírito Santo em quinto lugar em todo o país e segundo entre as capitais (nesse último caso, atrás apenas de Florianópolis) em qualidade de vida .

Características geográficas da região

A geografia não fica atrás da obra dos homens e foi pródiga em dádivas. O tempo, geralmente ensolarado, rendeu à cidade o apelido de Cidade-Sol, devidamente celebrado no hino não oficial do município, e as muitas praias da urbe, entre as quais podem ser mencionadas a Praia de Camburi, Ilha do Boi e a Curva da Jurema, são belíssimas.

De quebra, as cidades vizinhas da Serra e de Vila Velha e o balneário de Guarapari, todas pertence à Região Metropolitana da Grande Vitória, também possuem praias lindas e de fácil acesso a partir da capital.

Além das praias, a cidade conta com parques, como o centenário Parque Moscoso, o Horto de Maruípe, o Parque Municipal Gruta da Onça e a Pedra da Cebola. São espaços em que o visitante pode apreciar a natureza, caminhar, praticar esportes e divertir-se com a família e amigos.

– Veja também o turismo em – Pelotas-Rs

– Veja também o turismo em – Salvador-Ba

– Veja também o turismo em – Petrópolis-Rj

Eventos culturais, artesanatos e comidas típicas em Vitória

O aspecto cultural também não decepciona. Há tradições como a das paneleiras, que fabricam panelas de barro artesanais para o preparo da moqueca capixaba.

A Festa das Paneleiras, promovida desde o começo da década de 90 em Goiabeiras, bairro em que trabalham as artesãs, conta com atrações musicais locais e nacionais, venda das famosas panelas de barro e barraquinhas com comidas típicas. A entrada é franca.

Outro evento digno de nota na cidade é a virada do ano, marcada por espetáculos musicais e pela queima de fogos, que acontecem na já citada Praia de Camburi.

E já que se mencionou a moqueca capixaba, ponto de orgulho para os nativos que consideram todas as outras moquecas meras peixadas, é bom lembrar que a culinária da cidade é interessante e atraente, com destaque para os frutos do mar (já mencionamos que se trata de uma ilha?). A torta capixaba, por exemplo, que leva palmito, mariscos e peixes, é uma das iguarias mais apreciadas da cozinha capixaba. Outro destaque gustativo é o pirão.

Como chegar à Vitória

Pode-se chegar a Vitória de avião, já que a cidade dispõe de um aeroporto, que, aliás, está passando por obras de ampliação, de ônibus ou de trem – nesse último caso, através da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que é administrada pela Vale e é a única do país em que há viagens de longa distância, ainda ocorrem todos os dias. Caso queira saber um pouco mais sobre essa linda cidade. Acesse o portal da prefeitura e obtenha outras informações.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.