SUDESTE

As grandes onda em Ubatuba um cenário propício á prática do surfe

Ubatuba é um dos mais famosos destinos turísticos brasileiros. Localiza-se no litoral norte paulista e é um dos quinze municípios de São Paulo designados oficialmente como estâncias balneárias.

O clima é tropical, com média elevada de temperatura, e úmido, destituído de estação seca. A frequência das chuvas, distribuídas de forma razoavelmente regular pelo ano, valeram à cidade o apelido de Ubachuva.
A cidade contém uma abundância de praias (cerca de uma centena) com características bem diversas.

Ubatuba é a região das Praias

Entre elas, podem ser citadas Praia Grande e Vermelha do Norte, ambas com ondas que atraem os surfistas, Prumirim, que atrai mergulhadores (e apesar de ficar no continente, compartilha seu nome com uma das ilhas que também fazem parte do município) e Saco da Ribeira, que atrai os praticantes de vela.

Praias como Lagoinha e Perequê-Açu, cujas águas calmas são especialmente adequadas para as crianças, podem servir de diversão para toda a família.
Outra atração digna de nota é a Cachoeira Água Branca, onde se pode tomar um bom banho e conferir a majestade da formação, que tem mais de cem metros de altura e é composta de quedas sucessivas de água.

Uma atividade que interessará a muitos visitantes é passear de escuna, o que proporciona oportunidade de conhecer algumas das ilhas que também fazem parte do município e certas praias, que são de difícil acesso por terra.

Entre as ilhas que podem ser visitadas nesses passeios de escuna, estão a Ilha Anchieta, ilha onde já foram confinados prisioneiros políticos (ainda são visíveis as ruínas do presídio que os abrigava)e que é considerada um dos melhores locais de mergulho da região, e a Ilha de Prumirim.

Diversão e comida em Ubatuba

Especialmente na alta temporada, a vida noturna da cidade é animada, e não faltam em Ubatuba bares e restaurantes – com ênfase nos pratos à base de frutos do mar e a peixada que acompanha doce de banana nanica e o Samburá, prato que é feito com filé de peixes, legumes e ao molho de gergelim, cozido no vapor em um cesto bambu.

A cidade encontra-se em meio ao relevo da Serra do Mar e rodeada pela Mata Atlântica. Na verdade, oitenta por cento do território do município faz parte de um dos três núcleos existentes no município do Parque Estadual Serra do Mar, criado para preservar o bioma de Mata Atlântica.

O referido parque possui núcleos em outros vinte e quatro municípios paulistas e permite aos visitantes contemplar fauna e flora nativas magníficas e praticar atividades como caminhadas, tirar fotos e tomar banho de cachoeira.

Como chegar a Ubatuba

A cidade só recebe aviões de pequeno porte, por isso, para a maior parte das pessoas, pelo menos parte do trajeto até o município terá que ser feito por terra.

Para quem parte do Rio de Janeiro, deve-se pegar a Rodovia Rio-Santos. Quem parte de São Paulo tem entre suas opções pegar a Via Dutra até Taubaté e, desta cidade, seguir pela Rodovia Osvaldo Cruz para Ubatuba.

Há linhas de ônibus ligando a cidade à capital paulista, a outros município do estado, à capital do Rio de Janeiro e à cidade fluminense de Angra dos Reis. Com todas essas opções, acesso à cidade não deve ser um problema para os turistas

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.