SUL

São José uma cidade aconchegante bem pertinho de Florianópolis

Visitando Santa Catarina? São José é um destino bem menos conhecido pelo turismo que sua vizinha famosíssima Florianópolis, mas o município, parte da região metropolitana do litoral de Florianópolis, traz atrações e belezas escondidas que valem a visita!

Seja um passeio ao longo do Beira-Mar, ou caminhando pelo centro histórico e fazendo dele cenário pra diversas fotos, ou apenas aproveitando para fazer umas comprinhas e levar lembranças, São José guarda algumas surpresas no litoral Catarinense!Visitando Santa Catarina?

Um pouco da história de São José na região metropolitana de Floripa

A cidade é um destino bem menos conhecido pelo turismo que sua vizinha famosíssima Florianópolis, mas o município, parte da região metropolitana do litoral de Florianópolis, traz atrações e belezas escondidas que valem a visita!

Seja um passeio ao longo do Beira-Mar, ou caminhando pelo centro histórico e fazendo dele cenário pra diversas fotos, ou apenas aproveitando para fazer umas comprinhas e levar lembranças, São José guarda algumas surpresas no litoral Catarinense! Até a chegada dos colonizadores portugueses de Açores, todo o litoral de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.

Em 1750, portugueses açorianos fundaram ali o povoado de São José da Terra Firme, que viria a se tornar o município de São José em 1833. A colonização portuguesa está presente até hoje na arquitetura e na descendência predominante dos seus moradores.

São José é uma cidade economicamente importante, tanto devido ao boom do setor imobiliário, industrial e comercial, mas pouco explorada turisticamente – o que pode ser um ponto positivo se você prefere evitar os lugares mais badalados e concorridos.

Mas enfim, o quê fazer nessa cidade da região metropolitana de Floripa? Bem, talvez o ponto turístico mais conhecido do município do litoral catarinense seja literalmente seu litoral – o “ beira-mar” de São José reformou boa parte da orla litorânea do município, e inaugurado recentemente, em 2014.

– Veja também: Turismo em Foz do Iguaçu no Paraná

– Veja também: Turismo na Ilha de Fernando de Noronha

– Veja também: Turismo em Jericoacoara no Ceará

– Veja também: Turismo em Porto de Galinhas no Pernambuco

Com sua estrutura de pista de caminhada, ciclovia, playground infantil, cancha de bocha, equipamentos de ginástica e alongamento, além de se conectar com o centro multiuso da cidade, o local é perfeito para um passeio, correr, namorar, sentir o ar puro e a maresia, além de tirar fotos.

Por ser ber perto de Floripa, São José agrega muito valor cultural e econômico

Um point que é um agradável ponto de lazer do morador dessa cidade, e que também irá agradar o turista. Perfeito para sentar em algum bar da orla, tomar uma cerveja, ou comer uma pipoca conversando. Nos fins de semana, pode-se alugar a “ centopeia de bicicleta”, juntar a família ou amigos e pedalar pela ciclovia em conjunto, garantindo horas de diversão, embora não seja ideal para tomar banho.

O Centro Histórico da cidade também é outra boa pedida:  são vários os prédios que formam um cenário especial para as fotos, devido à sua arquitetura bem preservada que lembra o passado colonizado por Portugueses de Açores na atual e moderna São José. Visite a Igreja Matriz, seja para parar e recuperar as energias com, ou apenas para aproveitar a arquitetura do edifício e dos casarões de estilo açoriano ao redor, lembrando outra época.

Um passeio pela praça Hercílio Luz, acolhedora e reformada recentemente; passeie pelo Museu Histórico Municipal São José, ótimo lugar para se conhecer mais da história do município, aproveitando o passeio e emendar também na Casa de Cultura, local que é parte do centro histórico reformado recentemente e que lembra de outras épocas, num casarão de estilo colonial português que abrigava a cadeira em seu pavimento inferior e a casa de câmara no seu pavimento superior.

Deixe-se caminhar pelas ruas do centro histórico, sem pressa, e veja com seus próprios olhos. Apesar de conviver com seu passado tão presente no seu centro histórico, a cidade também é bem, verticalizada – e, como qualquer município moderno, também encontrará uma boa variedade de lojas e comércios para fazer suas comprinhas, fazer uma refeição, ir a algum bar ou se hospedar. Redes como o Ibis Hotel estão presentes no município, assim como outras opções como o Diaudi Hotel e outros.

Um passeio no shopping para um lanche ou compras? Tem o Continente Park Shopping, o Shopping Itaguaçu, a Feira da Freguesia…são várias as opções abertas ao turista! Gostou da dica?

Como chegar à São José em Santa Catarina

A cidade fica na região metropolita de Florianópolis e é acessível por carro ou ônibus através da BR 116, ficando a cerca de 9 horas de viagem, se você vem de SP. De avião, o aeroporto mais próximo é o da vizinha Florianópolis, a cerca de 1h e 5 minutos de voo São Paulo .

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.