SUDESTE

São João Del Rei a arquitetura Barroca e misto de História

São João Del Rei é história, arte e tudo se transforma em cultura. Fundada no início do Século XVIII e elevada à categoria de cidade na primeira metade do Século XIX, a cidade de São João del-Rei tem muito a oferecer aos visitantes, sobretudo àqueles interessados em história. São mais de 700 construções do Século XVIII, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 30.

Entre as muitas belas igrejas da cidade, pode ser mencionada a que é a mais imponente delas, a Igreja de São Francisco de Assis, erguida em 1774. A missa de domingo às nove e quinze da manhã é acompanhada por música barroca. Uma das atrações do seu interior é um enorme lustre feito de cristal Bacarat.

Encontra-se no cemitério desta igreja o túmulo de Tancredo Neves. Dedicado a esse filho ilustre da cidade (um de muitos filhos ilustres, aliás) é o Memorial Presidente Tancredo Neves. Lá, podem ser vistos painéis de explicação, fotos, cartas e outros materiais históricos que ajudam a entender a trajetória do estadista mineiro.

A arte Barroca e a cultura de São João Del Rei

A arte de séculos passados está bem representada no Museu de Arte Sacra, que conta com mais de duzentos itens sacros produzidos no período que abrange o Século XVII e os dois seguintes.

Também de interesse histórico-artístico, além de seu valor religioso, é a Catedral de Nossa Senhora do Pilar, templo erguido no primeiro terço do Século XVIII, que rodo o típico esplendor barroco e com uma bela imagem de nossa Senhora do Pilar.Belas peças de artesanato – especialmente em madeira ou estanho – podem ser compradas na cidade.

– Veja também: Turismo em Rio Branco no Acre

– Veja também: Turismo em Fortaleza no Ceará

– Veja também: Turismo em Ubatura -Sp

Duas serras, a do Lenheiro e a de São José, que cercam a cidade de São João del Rei, são bons locais para práticas esportivas como trekking e rapel, por exemplo. Na região, podem ser encontradas trilhas, cachoeiras e outros itens de interesse para o apreciador da natureza.

Em São João Del está presente a boa culinária mineira

A culinária típica do estado de Minas Gerais marca o perfil gastronômico da cidade com pratos como frango ao molho pardo, feijão tropeiro e tutu de feijão e muitas outras delícias, entre as quais se destacam os doces caseiros e os rocamboles produzidos na cidade vizinha de Lagoa Dourada.

Um fator digno de nota na vida social da cidade é seu caráter de cidade universitária e a consequente presença de repúblicas estudantis.

Uma atividade que pode interessar ao visitante é o passeio de Maria-Fumaça até a cidade vizinha de Tiradentes, partindo da Estação Ferroviária inaugurada no final do Século XIX.

O trajeto de doze quilômetros é percorrido em meia hora, com direito a uma bela vista da Serra de São José (sugere-se, para ter a melhor vista, sentar-se no lado esquerdo do vetusto veículo). A locomotiva faz seus passeios nas sextas, sábados e domingos.

Como Chegar à São João Del Rei

Há ônibus ligando Belo Horizonte, capital mineira, onde, aliás, ficam os aeroportos mais próximos, a São João del Rei. De carro, para quem parte da capital do Rio de Janeiro, pega-se a BR-040 e depois a BR-265. Quem parte da cidade de Belo Horizonte também deve pegar a BR-040, só que, depois de Congonhas, deve seguir pela BR-383.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.