NORTE

Rio Branco no Acre uma boa região para o ecoturismo

 

Rio Branco! A capital do estado do Acre é uma das maiores cidades da região Norte. Todo ano, muitos turistas se deslocam à região, para conhecer esse pedaço tão único do Brasil,  uma cidade miscigenada com a cultura indígena e com o verde da floresta amazônica, levando ao apelido de “ cidade verde”. Mas o quê traz Rio Branco ao visitante afinal?Rio Branco!

A capital do estado do Acre é uma das maiores cidades da região Norte. Todo ano, muitos turistas se deslocam à região, para conhecer esse pedaço tão único do Brasil,  uma cidade miscigenada com a cultura indígena e com o verde da floresta amazônica, levando ao apelido de “ cidade verde”. Mas o quê traz Rio Branco ao visitante afinal?

Um pouco da história de Rio Branco capital do Acre

Embora o Acre só tenha se tornado parte do Brasil oficialmente no século XX, o povoamento da região onde hoje se encontra o município de Rio Branco ocorreu no início do século XIX, com o deslocamento de nordestinos que vieram em busca de trabalho durante o Ciclo da Borracha.

♣ – Veja também – Turismo em Fortaleza no Ceará

♣ – Veja também – Turismo em Ubatuba litoral de São Paulo

♣ – Veja também – Turismo em Ilha Bela São Paulo

Passou a ocorrer então uma forte miscigenação, entre os nordestinos com os indígenas Kulinaã que habitavam a região, além dos imigrantes vindos de outras regiões, descendentes de portugueses, libaneses e etc, criando uma população multicultural.  A capital é cortada pelo Rio Acre, que divide a cidade em dois distritos – Primeiro e Segundo distritos.

E o quê Rio Branco traz ao visitante? Bem, primeiramente, há o patrimônio arquitetônico no centro histórico da capital – como o Palácio Rio Branco, construído para abrigar a sede do governo do estado em 1930.

Arquitetura e os pontos  culturais de Rio Branco

Restaurado em 1999 e transformado em Museu, para contar a história do seu estado aos visitantes – e se quer conhecer a história do Acre, visite também o Memorial dos Autonomistas e o Museu da Borracha, que conta sobre a aquisição do Acre pelo Brasil e outros fatos históricos.

Há a arquitetura religiosa da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, em estilo romano basilical e construída em 1959; Há a praça Plácido de Castro, no centro da cidade, uma praça arborizada e agradável, reformada recentemente; Há também o Mercado Velho, construído em 1920, e uma das maiores construções de alvenaria na época, revitalizado recentemente e um dos pontos mais visitados do município também.

Ah! Não deixe também de visitar a bela Biblioteca da Floresta, uma biblioteca de arquitetura contemporânea, que merece a visita. Há marcos e cartões postais, como o Obelisco do Acre, e a árvore histórica da Gameleira, além da Passarela Joaquim Macedo, concluída em 2006;Buscando lazer, não esqueça também do Parque da Maternidade – com 6.000², conta várias áreas de lazer, quadras de esporte, quiosques , restaurantes, pistas de caminhava e skate, perfeito pra passear com a família ou sozinho.

O Ecoturismo e a comida típica de Rio Branco

E não é só isso – nas imediações de Rio Branco também se encontram diversas opções de ecoturismo imperdíveis, como o Parque Ambiente Chico Mendes ou o Horto Florestal, dentre muitas outras opções.

Em termos de gastronomia, a região do Rio Branco possui forte tradição indígena, que transparece em sua culinária através da presença bastante forte de pratos típicos contendo castanha-do-pará, mandioca, açaí, milho e frutas locais, além de peixe.

Mas como uma capital, também se encontra diversos tipos de restaurantes, bares e casas noturnas, com comércio e gastronomia diversificada. Um dos lugares disponíveis também é o shopping Via Verde, o primeiro Shopping Center do estado.

Como chegar à capital do Acre

Para chegar a Rio Branco, há o Aeroporto Internacional de Rio Branco, que fica na região rural da cidade – mas a BR 364 então foi duplicada e asfaltada para facilitar o acesso do aeroporto à região central da capital. Com o crescimento do município e o recente investimento em turismo, mais e mais companhias de viagens têm oferecido transportes direto à capital do estado, direto à rodoviária local. Marque sua visita!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.