NORDESTE

Porto de Galinhas um lugar exótico incrível e fascinante

Estritamente falando, Porto de Galinhas é uma antiga vila de pescadores que fica no município pernambucano de Ipojuca, o qual se encontra a cerca de setenta quilômetros da capital do estado, Recife. Contudo, turisticamente, o nome designa uma região balneária que abrange várias praias. Você vai conhecer um lugar que pode ser o paraíso no Nordeste ou parte dele. 

A Origem do nome Porto de Galinhas

A origem do nome pouco imponente é atribuído por alguns ao comércio clandestino de escravos que surgiu depois de proibida a importação de cativos africanos. Segundo reza a lenda, os escravos eram desembarcados em engradados de galinha para iludir a vigilância das autoridades. Para avisar os possíveis fregueses da chegada do produto, os contrabandistas anunciavam que tinham chegado as galinhas ao porto.

Verdadeira ou não a história da origem do nome da área que no passado era conhecida como Porto Rico por sua abundância de pau-brasil, a região realmente era um porto importante do hediondo tráfico de escravos.

Hoje, contudo, razões muito mais agradáveis e dignas fazem a fama do local, que se tornou um popular destino turístico. Um dos lugares mais bonito do Brasil, se você não conhece ainda essa região, já de cara, coloca-a em seus planos para as suas próximas viagens.

Quais belezas e maravilhas em porto de Galinhas?

Pode-se começar falando das belíssimas piscinas naturais que se formam entre fascinantes corais e cujas águas, cristalinas, serenas e mornas, são percorridas por jangadas que levam turistas e por peixes de várias cores e são boas para relaxar.

As praias, por sua vez, têm, de modo geral, ondas poderosas (que exigem critério na escolha do local e cuidado – especialmente com as crianças – na hora de se banhar) e algumas delas estão atraindo a atenção de praticantes de atividades aquáticas, como surfe e andar de jet-ski.

Outras atividades comuns por lá são o mergulho na região dos recifes e o passeio de banana boat. Entre as belas praias da região, que podem ser vistas durante o tradicional passeio de buggy, estão a de Muro Alto e a de Maracaípe. O clima de Porto de Galinhas, que geralmente se revela em um tempo ensolarado, é um valioso aliado dos turistas.

– Conheça também: Jericoacoara no Ceará

– Conheça também: Jalapão no Tocantins

– Conheça também: Boa Vista em Roraima

A culinária nordestina é parte principal em Porto de Galinhas

No plano cultural, a vila oferece artesanato que pode interessar a alguns visitantes. Entre os produtos comumente vendidos estão redes, galinhas de argila – compreensivelmente, símbolos benquistos por lá -, mantas e outros produtos populares. Entre os destaques da cozinha local, estão clássicos da cozinha nordestina, como a carne-de-sol, e também pratos à base de frutos do mar como o caranguejo.

Embora pequena, a vila recebe muitos turistas, especialmente no verão, e têm hotéis, bares e restaurantes prontos para atendê-los. Na alta temporada, a vida noturna local ganha bastante vivacidade.

Como chegar a esse lugar fantástico

Chegar a Porto de Galinhas não é complicado. O aeroporto mais próximo é o da capital do estado. De carro, pode-se chegar, vindo do sul, pela BR-101 no sentido Litoral Sul, até Cabo de Santo Agostinho, daí pela PE-038 até Nossa Senhora do Ó e por fim a PE-009.

Para quem vem do norte, por exemplo, de Recife, uma opção é pegar a BR-101 (no sentido Litoral Sul) até Cabo de Santo Agostinho, daí pegar a Rota do Atlântico, em que se cobra pedágio, e depois a PE-038 e a PE-009. As viações Cruzeiro e Vera Cruz operam linhas de ônibus entre Recife e Porto de Galinhas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.