NORDESTE

Maceió um destino para quem gosta de paisagens exuberantes

A vila de Maceió foi desmembrada em 1815 da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, que hoje é a cidade de Marechal Deodoro (chamada assim em homenagem ao primeiro presidente do Brasil). Essa cidade tornou-se a capital de Alagoas em 1839. A região foi marcada, na épica colonial, pela luta entre portugueses e holandeses e, no tempo do Império, pela revolta cabana, que chegou a tomar as ruas da cidade.

Visite a Capital Alagoana e dê um passeio pela sua orla

Com aproximadamente quarenta quilômetros de litoral, a capital alagoana é um belo lugar para aproveitar praias. A capital de Alagoas tem um litoral que mais parece um paraíso. Realmente a natureza colaborou com essa cidade e toda a sua região, e não é atoa que a capital alagoana é uma das capitais brasileiras mais requisitadas pelos turistas.

Entre as praias dignas de nota, podem ser mencionadas a de Jatiúca, próxima de vários restaurantes dos mais diversos tipos e com ondas fortes que lhe permitem sediar até competições de surfe, a de Pajuçara, a mais movimentada da cidade, com piscinas naturais formadas durante a maré baixa e às quais se pode chegar de jangada, e a de Ponta Verde, com águas cristalinas e serenas e um visual a que um farol acrescenta certo charme.

Além de possuir suas próprias – e belas – praias, Essa linda cidade pode servir de base para a exploração de praias e belezas várias de outros municípios alagoanos. Muitas agências de turismo de Maceió oferecem passeios por roteiros do resto do estado.

♣ – Veja também: Turismo em Aracaju

♣ – Veja também: Turismo em Rio Branco- Acre

♣ – Veja também: Turismo em São João Del Rei – Mg

Uma atividade interessante é passear de barco na Lagoa Mundaú. O famoso Passeio das Nove Ilhas, que passa pelas nove ilhas do arquipélago na Lagoa. Dessas ilhas, uma, a de Santa Rita, na verdade, fica no município de Marechal Deodoro (com área de doze quilômetros quadrados, trata-se da maior ilha lacustre brasileira).

Não deixe de apreciar à boa comida alagoana em Maceió

Entre os pratos típicos da culinária da capital alagoana estão pratos à base de frutos-do-mar, especialmente sururu, e delícias como cuscuz e tapioca. Na área da orla urbana dessa bela cidade além de hotéis, há quiosques no calçadão, restaurantes e outros estabelecimentos gastronômicos como pizzarias e bares. Boa comida não falta.

A Feirinha da Pajuçara, o Pavilhão da Pajuçara e o Mercado do Artesanato no Centro de Maceió estão entre os lugares em que o visitante poderá achar interessantes obras de artesanato, tais como bolsas de palha, sandálias de couro, obras de cerâmica.

Entre os museus da capital de Alagoas, podem ser mencionados o Museu de Arte da Fundação Pierre Chalita com seu valioso acervo de obras de arte sacra e o Memorial Pontes de Miranda da Justiça do Trabalho, cujo objetivo é preservar a memória da obra do jurista Pontes de Miranda.

Como chegar à Maceió

Cidades como Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo têm voos diretos para o Aeroporto Zumbi dos Palmares na capital alagoana. Pessoas vindo de outras cidades precisarão fazer conexão em uma cidade com voo direto para Maceió. A BR-101 é a rota de acesso natural para quem vai de carro à cidade. Ônibus chegam ao Terminal Rodoviário João Paulo II de várias cidades brasileiras, mas geralmente do Nordeste.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.