NORTE

Cortada pela linha do Equador Macapá tem suas particularidades

Você sabia que Macapá está situada na região norte do Brasil? Você sabia que a capital do Amapá é costada pela linha do Equador? Você sabia que essa cidade tem um misto de elegância, história e recheada de particularidades? Pois é, se você não sabe nada disso, agora mesmo, você vai poder compreender e ter essas perguntas respondidas.

Sabemos que essa cidade é pouco conhecida e pouco propagada na mídia, devido a isso muitos brasileiros não tem muitas informações sobre o estado do Amapá e até mesmo a sua capital. Sabemos que a região norte do Brasil é pouco conhecida e podemos dizer que também é esquecida.

Conheça a história de Macapá

Conhecendo a região Norte Brasileira? Não deixe de conhecer também um pedaço do Brasil representado por Macapá! A capital do estado do Amapá é uma das maiores cidades do Norte brasileiro, e representa também o principal centro econômico, cultural e político Amapaense. Cheio de belezas e história, a capital do Amapá representa a única capital brasileira inteiramente no hemisfério norte do planeta!

A história dessa cidade se deve à defesa das fronteiras do Brasil-Colônia pelos portugueses, que primeiro estabeleceram na região um destacamento militar pra defender a fronteira Norte de seu território. Por isso, até hoje a região é pontuada em seu centro história de diversas fortificações, algumas preservadas até hoje, como a Fortaleza de São José de Macapá, considerada uma das sete maravilhas brasileiras.

– Veja também – Turismo em Maceió

– Veja também – Turismo em Aracaju

– Veja também – Turismo em São João Del Rei

A antiga intendência também está preservada até hoje, na edificação que hoje abriga o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. A capital amapaense é cortada pela linha do Equador, e se localiza no litoral de barro do rio Amazonas, no extremo norte do país. Uma cidade em crescimento, concentra hoje 60% de toda a população do estado do Amapá, em sua capital.

O que há de bom e o que fazer na capital amapaense

E o quê fazer em Macapá? Uma capital com tamanho história, é bastante explorada turisticamente pelo seu patrimônio arquitetônico histórico e cultural. Pontos como o Marco Zero – relógio solar por onde passa a Linha do Equador – suas fortificações e centro histórico e Porto de Santana são dentre os pontos turísticos mais procurados.

Tendo sido uma cidade de fronteira, Macapá têm pontos turísticos como a Fortaleza de São José de Macapá, considerada uma das sete maravilhas brasileiras. Além disso, também há edificações, como o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva, uma antiga intendência cujo edifício, em estilo neoclássico, foi utilizado desde o período de vila e ornado com esculturas e figuras que representam as artes e a indústria.

Outro ponto turístico de importância histórica e arquitetônica é a Igreja de São José de Macapá – um marco histórico, cuja construção foi iniciada em 1752, antes mesmo da criação da vila de Macapá.  Outras construções de destaque, como o Mercado Central, o Hospital de especialidades e a Maternidade Mãe Luzia também fazem parte de edificações de destaque do seu centro histórico, com edificações das décadas de 1940, 50 e 60.

Mas não apenas isso: o relevo rochoso e de belas montanhas da cidade, e seu entorno envolto em áreas de ressaca – que ora formam lagoas banháveis e ora formam regiões lamacentas, atraem turistas também buscando a natureza exuberante do Norte do país. Como uma cidade densamente povoada e em crescimento, também encontra uma boa diversidade de lugares para se hospedar, comer e fazer comprinhas por lá.

Como chegar à Macapá

Para chegar à capital do Amapá – a cidade conta com um Aeroporto Internacional, que recebe voo de principais companhias de tráfego aéreo do país.  Sendo uma capital sendo cada vez mais procurada turisticamente também, várias companhias de viagens rodoviárias e de pacotes turísticos também oferecem viagens direto à cidade. Marque sua viagem!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.