NORDESTE

Lençóis Maranhenses um lugar ideal para o romantismo

O fantástico Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que está situado no Maranhão, é um dos destinos turísticos mais buscados – e deslumbrantes – não só do Maranhão ou do Nordeste, mas do Brasil de modo geral – o que é dizer alguma coisa.

Um dos lugares turísticos no Brasil mais fantástico, mais completo, realmente é um paraíso um oásis. Talvez não haja um outro lugar como os Lençóis. Se você quer curtir a vida a dois aqui, saiba que esse lugar é perfeito pra namorar, é um lugar poético um lugar perfeito para o romantismo. Não venha sozinho, venha com seu parceiro ou parceira e venha curtir momentos de tirar o fôlego. 

Entenda a região dos Lençóis 

Ele atrai visitantes de todo o Brasil e também do exterior. Seu ecossistema original, que mistura mangues, restingas, lagoas e a aparência de deserto transmitida pelas dunas, formações de areia criadas pelos ventos, é um espetáculo visual como poucos.

A área de preservação natural foi criada no começo da década de oitenta, ocupa uma área de mais de cento e cinquenta mil hectares, ou seja, mais de mil e quinhentos quilômetros quadrados e está distribuída por três municípios maranhenses, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas, este último conhecido como a Capital dos Lençóis Maranhenses. O objetivo de sua criação foi proteger a flora e a fauna locais.

As dunas e as lagoas de águas azuis nos Lençóis Maranhenses

Embora as famosas dunas que começam no litoral e avançam mais de vinte quilômetros no interior do continente já valham a viagem, seja por sua aparência impressionante, seja pelas belas caminhadas que podem proporcionar, os banhos nas lagoas de aparência cristalina que pontilham o ambiente, formadas pela água dos lençóis freáticos e pela água das chuvas relativamente abundantes no primeiro semestre do ano, também não são de se desprezar.

É preciso, porém, ficar atento para o fato de que a partir de junho as chuvas começam a escassear e à altura de setembro o nível das lagoas geralmente já baixou significante, prejudicando os banhos. A melhor época para visitá-las é entre junho e setembro, quando estão mais cheias. Em Santo Amaro do Maranhão, fica a Lagoa das Gaivotas, a maior lagoa da região dos Lençóis.

Outra atração do parque são os passeios de lancha (voadeira, como é chamado na região o pequeno tipo de embarcação usados) pelo Rio Preguiças (assim chamado pela presença dos mamíferos na região), que é a principal via fluvial de Barreirinhas. Especialmente recomendados são passeios os que partem no meio da tarde, a partir das três da tarde, pois permitem assistir a um magnífico pôr-do-sol.

– Veja também – Turismo em Belém do Pará

– Veja também – Turismo em Caldas Novas-Go

– Veja também – Turismo em Bonito-Mt

Comida, Artesanato de Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses

Vilarejos como Atins combinam um lindo cenário com uma cultura rústica e interessante. Na última semana de julho, ocorre no município de Barreirinhas a festa do vaqueiro de Barreirinhas, com direito a muito forró. Como se o artesanato e a música não fossem o bastante quanto à cultura, na frente culinária, também não há do que reclamar.

São destaques nos restaurantes da região dos Lençóis Maranhenses o tradicional arroz de cuxá, famosa iguaria da culinária maranhense que leva arroz (evidente!), vinagreira (uma erva de sabor um pouco azeda) e tomate entre outros ingredientes, e os deliciosos frutos do mar, especialmente os camarões grelhados, além do tradicional robalo.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

O acesso aos Lençóis Maranhenses é relativamente simples e geralmente feito pelo município de Barreirinhas. Embora este município conte com um aeroporto, ele só possui uma pista e, por enquanto, só recebe voos fretados.

São Luís, capital do Maranhão, contudo, diariamente recebe aviões das principais capitais do país. A distância entre São Luís e Barreirinhas, entrada tradicional do Parque é de cerca de 260 quilômetros. O percurso pode ser feito de carro através da BR-135 e, depois de uns cinquenta quilômetros de distância, através da MA-402.

O caminho entre os dois municípios é considerado como sendo de boa qualidade pelo DNIT. Há também ônibus partindo diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís com destino a Barreirinhas.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.