NORDESTE

Jericoacoara um lugar perfeito para o romantismo em todas as estações do ano

A Praia de Jericoacoara está entre as mais belas do Brasil. Localiza-se em Jijoca de Jericoacoara, município mais setentrional (ou seja, mais ao norte) do estado do Ceará, e fica a cerca de trezentos quilômetros da capital do estado, Fortaleza. Foi escolhida pela revista estadunidense Huffington Post como a quarta melhor praia do mundo. Entre suas atrações naturais estão as águas cristalinas das lagoas, as dunas de areia dourada e os mangues.

Jericoacoara é uma das praias mais tranquilas e linda em terras nordestinas

O ritmo tranquilo da antiga vila de pescadores acrescenta charme ao local e o torna um dos destinos favoritos dos amantes da natureza intocada ou de pessoas simplesmente buscando escapar das tensões causadas pelo ritmo inclemente da vida moderna.

Embora registrado em mapas desde a primeira metade do Século XVII, o local, hoje parte do Parque Nacional da antiga vila, que ocupa mais de oito hectares, não foi muito afetado pelo progresso. Devido à relatividade proximidade entre a Praia desse vilarejo propriamente dita e as outras atrações do parque, que abrange áreas em outros dois municípios além de Jijoca de Jericoacoara, tentativas de separar estas daquela soam artificiais e serão ignoradas neste artigo.

♣ Conheça também: O Jalapão no Tocantins

Conheça também: Boa Vista em Roraima

Conheça também: Itacaré na Bahia

As costas complicadas do litoral local para a navegação reduziram as investidas do colonizador português e a dificuldade de acesso por terra, mesmo nos dias de hoje, inibiram a afluência turística e a expansão comercial. Ainda hoje, a região não tem iluminação pública (o que ajuda a explicar porque, sem poluição luminosa além de outras, um dos grandes programas nas noites de lua cheia é simplesmente admirar o céu estrelado) e ruas calçadas.

Por fim, como dito acima, a área faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara – ele foi criado em 2002 onde antes era uma área de preservação nacional criada em 1984. Essas designações serviram para inibir a especulação imobiliária além de outras atividades econômicas que destroem os ecossistemas nativos e alteram radicalmente as vidas das comunidades.

O pôr do sol de Jericoacoara e a lagoa azul, os ventos e as dunas…

Os bons ventos da região tornam-na propícia à prática de windsurf and kitesurf. Além do mar e seus esportes náuticos, há as dunas, como a famosa Duna do Pôr-do-Sol, procurada justamente para dela se assistir o sol se pôr, e as lagoas, entre as quais a mais famosa provavelmente é a Lagoa Azul, apelidada de Caribe Nordestino.

Outra famosa lagoa da região é a Lagoa do Paraíso (também conhecida como Lagoa de Jijoca, devido ao município em cuja sede se localiza), que possui cerca de quinze quilômetros quadrados de águas límpidas, cercadas por dunas e muito apreciadas pelos velejadores. Na verdade, há quem afirme que as melhores praias da região são as de água doce, as das lagoas.

A pedra furada como atração principal e a comida típica uma delícia

Um dos ícones da região, a Pedra Furada merece uma visita. Trata-se de uma formação em forma de arco que foi esculpida pela erosão causada pelo mar. No período de maré baixa, o acesso pode ser feito através da praia. No período que vai de 15 de julho a 15 de agosto, o disco solar, na hora do crepúsculo, encaixa-se no arco da Pedra.

Apesar da relativa rusticidade, Jericoacoara está pronta para receber os turistas. Entre os manjares servidos pelos estabelecimentos locais, merecem destaque os pratos baseados em frutos do mar.

Outra iguaria típica, bastante vendida pelas ruas da região, é a torta de banana. O artesanato local também é interessante.
Como dito acima, apesar da distância relativamente pequena entre Fortaleza e a Praia de Jericoacoara, o acesso de carro não é fácil e, em certos trechos, exige tração nas quatro rodas.

Como chegar à Jericoacoara no litoral cearense

De qualquer maneira, carros não podem entrar em Jericoacoara, por se tratar de um parque nacional, e devem ser deixados em um estacionamento na entrada.

Algumas empresas oferecem a rota em automóveis 4×4. Ônibus ligam a capital cearense ao município de Jijoca de Jericoacoara. Ao chegar lá, deve-se pegar uma jardineira pra Jericoacoara.

Acesso de helicóptero, fornecido por algumas empresas, é outra opção, mas de preço um tanto salgado. Felizmente, no fim do mês de junho de 2017, o aeroporto foi  inaugurado, facilitando o acesso às belezas naturais e culturais da região. Então você que vem de diversos lugares do Brasil, pode chegar até esse paraíso de avião.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.