NORTE

No Tocantins o Jalapão é o paraíso em pleno coração do Brasil

Você sabia que o paraíso realmente existe? Pois é, existe e fica no Tocantins. O Jalapão é dos lugares mais lindos do mundo, com paisagens deslumbrantes e de tirar o fôlego. Podemos dizer que essa região é um espetáculo da natureza.

Fazendo turismo pela região Norte? Não deixe escapar a chance de conhecer uma das jóias do ecoturismo brasileiro – a região do Parque Estadual do Jalapão!

Localizada no estado do Tocantins, o Jalapão é um paraíso de natureza exuberante e único no Brasil, com uma combinação de dunas de areia alaranjada, lagoas, cachoeiras, paredões de chapada….uma região de oásis,  em que um cenário de dunas inexploradas é pontuada por lagoas e veredas de natureza exuberante e ainda pouco exploradas pelo turista nacional.

No coração do Brasil o Tocantins vislumbra de paisagens fascinantes

Ainda assim, a região vem atraindo cada vez mais turistas todos os anos!  Mas onde fica o Jalapão? Criado oficialmente em 2001, o Parque Estadual do Jalapão é localizado na região leste do Tocantins, com uma área de 158.970 hectares.

O Parque está localizado entre os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa  Tereza do Tocantins,  Lagoa do Tocantins , Rio Conceição, Mateiros e São Félix do Tocantins, e também possui continuidade com outras áreas de proteção ambiental, como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, sendo o maior Parque estadual do Tocantins.

É uma região predominantemente árida, pontilhada de oásis, cortado por rios e lagos e riachos de água limpa e transparente, numa região de temperatura quente. E o que fazer no Jalapão? Pode-se conhecer a região de diversas formas, embora deva-se prestar atenção que é uma região de difícil acesso aos que conhecem pouco da região, e em certas áreas, pode-se muito tempo sem encontrar com outros habitantes por perto.

Veja também – Turismo em Itacaré – Bahia

Veja também – Turismo em Boa Vista – Roraima

Veja também – Turismo em Alto Paraíso – Goiás

Por isso, talvez a forma mais confortável de se conhecer o Jalapão seja em algum dos diversos passeios turísticos que guias e companhias de turismo oferecem na região, passeios com quantidades de dias variados, com diferentes aspectos de Jalapão para se conhecer. Quer Turismo de aventura? O Jalapão tem.

Quer um passeio especial e temático  pra um reveillón ou feriado diferente? Quer um mergulho em águas cristalinas num oásis de dunas alaranjadas? Conhecer as belezas da Serra do Espírito Santo?  Ou então mergulhar no “ fervedouro”, uma lagoa onde o fenômeno da ressurgência faz com que os banhistas boiem em suas águas sem qualquer esforço?

Cachoeiras, corredeiras, céu estrelado, oásis, deserto de areias, águas cristalinas e um mundo encantado

Quer acampar com um céu de estrelas, mas com todo o conforto?  Quer um safári aberto de dias de diversão, vencendo dunas com um jipe 4×4? Quer um passeio a barco, entre o Parque Estadual do Jalapão, do Cantão e a Ilha do Bananal, conhecendo três biomas? Jalapão tem também!

Essa tem tanta diversão a se conhecer que você provavelmente terá que separar no mínimo uma semana de suas férias para conhecer. E são várias empresas e guias que oferecem passeios exclusivos pela região, como a Pisa Trekking, a Korubo Expedições, dentre muitas outras. A região vem atraindo cada vez mais turistas todos os anos.

A região de natureza bela e pouco explorada atraiu inclusive a atenção internacional, quando uma temporada do programa Survivor da CBS,foi filmada no Jalapão em 2008. Buscando levar uma lembrancinha de Jalapão pra casa? Leve também alguma amostra do belo artesanato local!

O capim dourado ( cuja palha seca lembra a aparência dourada do ouro )  e a seda de buriti são muito utilizados no artesanato local, chamando cada vez mais atenção e contribuindo para o crescimento econômico sustentável das comunidades ao redor, como do município de Mateiros e da comunidade de Mumbuca.

Artesanato do Capim Dourado No Jalapão é um artesanato único e raro

Atualmente, o artesanato de capim dourado pode ser encontrado em diversos lugares do Brasil e mundo afora. Agora, como conhecer o Parque Estadual de Jalapão? Como é uma região mal sinalizada e de caminhos arenosos, ir com guia e carro 4×4 é recomendável.

Você pode se hospedar em Palmas no Tocantins e contratar pacotes com viagem, refeições, pernoite; ou então, optar por se hospedar no município de Ponte Alta do Tocantins e Mateiros,  que são municípios mais próximos e contam com hospedarias, pousadas e hotéis que  atendem ao público crescente que visita o parque Estadual.

A partir de lá, pode-se contratar pacotes de viagem ou contratar passeios ao Jalapão de 1 dia, conhecendo a região ao seu gosto. É recomendável conhecer a região principalmente de maio a setembro, período de estiagem das chuvas.

Como chegar ao Jalapão

Para chegar, de avião, o ponto mais próximo é chegar primeiro em Palmas, no Tocantins, e pode-se chegar através do Aeroporto inaugurado em 2001, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, ou pegar um ônibus através das principais companhias de viagens rodoviárias do país.

A partir de Palmas, são 200km para se chegar em Ponte Alta do Tocantins, e mais 176 até Mateiros – Mateiros e Ponte Alta do Tocantins são os pontos de partida mais indicados para se deslocar aos pontos de visitação ao longo do Parque Estadual do Jalapão, porém, para circular no parque, é recomendável ir com guia e com um Carro 4×4, que pode ser alugado ou contratado em pacotes turísticos em diversos pontos. Marque sua visita!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.