SUDESTE

Guarapari é uma cidade do Espírito Santo recheadas de belas praias

A cidade de Guarapari, se situa no estado do Espírito santo que e fica no litoral e cerca de cinquenta quilômetros da capital do estado, ganhou a alcunha de “praia dos mineiros” por ser um dos destinos preferidos dos turistas vindos de Minas Gerais, que, como se sabe, não tem litoral.

E esses turistas têm bom gosto porque há muitas características que apontam Guarapari como um ótimo lugar para visitar, especialmente – mas não exclusivamente – no verão.

As belas praias de Guarapari é um convite para um bom lazer

Bom, para começo de conversa, vamos às praias, como a Praia das Virtudes, no centro do município, as Três Praias (três praias, como diz o nome, que são separadas por formações rochosas) e a Praia de Santa Mônica.

Uma curiosidade local são as areias monazíticas, das quais a cidade possui a maior concentração no Brasil. Trata-se de um tipo de areia levemente imbuída de radioatividade natural – muitos atribuem a ela poderes especiais no tratamento de problemas como a artrite e o reumatismo, o que contribui para atrair visitantes.

Devido aos supostos efeitos salutares da areia sobre o organismo humano, Guarapari ganhou o apelido de Cidade Saúde. A principal praia de areia monazítica da cidade é a Praia da Areia Preta, que ganhou o nome devido à cor escura da areia.

Conheças os parque de Guarapari

No norte da cidade, encontra-se o Parque Estadual Paulo César Vinha, que recebeu esse nome em homenagem a um biólogo assassinado por sua defesa intransigente do meio ambiente.

Ele engloba mais de mil hectares e inclui manguezais, dunas, lagoas e outros ambientes. Jaguatiricas, tamanduás, capivaras e siriemas estão entre os animais que vivem nessa área protegida. Entre as plantas encontradas lá, destacam-se bromélias e orquídeas.

Outro parque existente na cidade é o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, espaço para conservação da Mata Atlântica. Nos mais de setenta hectares do parque, há esquilos, preás, sabiás e gaivotas e muitas outras espécies animais. O parque está aberto para visitação todos os dias entre as seis da manhã e as seis da tarde.

♣ – Leia também sobre – Vitória-Es

♣ – Leia também sobre – Pelotas-Rs

♣ – Leia também sobre – Petrópolis-Rj

O diferencial da culinária em Guarapari

Como em outras regiões, especialmente as litorâneas, do Espírito Santo, pratos baseados em frutos do mar, como a torta capixaba e a moqueca capixaba, têm fortíssima presença, especialmente durante a Semana Santa.

Um ponto turístico digno de nota, especialmente para aqueles que nutrem interesse por História ou por Religião, é a Antiga Matriz, uma igreja que foi construída  aproximadamente na segunda metade do Século XVI, pelo Padre José de Anchieta em uma colina, hoje conhecida como Morro da Igreja. A igreja foi tombada por sua importância histórica e abriga um interessante acervo de objetos sacros.

Como chegar a Guarapari

Guarapari é uma cidade de acesso relativamente fácil, como podem atestar aqueles que sabem o quanto a população aumenta durante o verão.

Apesar de não possuir aeroporto, fica a menos de setenta quilômetros do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. Pode-se chegar à cidade de ônibus a partir de várias cidades brasileiras. Para quem dirige e está partindo de Vitória, o caminho é a Rodovia do Sol, depois de ter passado pela Terceira Ponte e pela cidade de Vila Velha.

Para quem parte de outro lugar, é a BR-101 que leva até a entrada do município. Para ter acesso a informações mais detalhadas, não esqueça de acessar o portal da prefeitura municipal da cidade. 

 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.