SUL

Visite Foz Do Iguaçu e conheça as belas cataratas

Conhecendo o Paraná? Não deixe de conhecer Foz do Iguaçu! A cidade, famosa devido às mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, guarda muito mais que apenas um passeio obrigatório em seu roteiro.

Além da exuberância de suas belezas naturais, visite também a monumental Usina Hidrelétrica de Itapu e guarde um espaço na sua agenda para aproveitar e dar um pulinho também nos nossos países vizinhos, Argentina e Paraguai, para fazer umas comprinhas em Ciudad del Este. O município de Foz, de 263 mil habitantes, se mescla a vários sotaques em seu dia-a-dia – recebendo em torno de 1,5 milhões de turistas por ano.

Um pouco da história de Foz Do Iguaçu

A cidade foi fundada em torno de 1914. Em 1916, a região que hoje abriga o Parque Nacional de Foz do Iguaçu recebeu a passagem de ninguém menos que Santos Dummont, o “pai da aviação”, que visitava a região e ficou impressionado com a beleza exuberante do local. Naquela época, as terras onde as Cataratas ficam eram de posse do uruguaio Jesus Val – e coube a Santos Dummont, pessoalmente, interceder junto ao então Presidente do Estado do Paraná, que as terras fossem desapropriadas e declaradas de Patrimônio Público.

Em 1939, foi criado o Parque Nacional de Iguaçu – e por isso, Santos Dumont é considerado o ” fundador” do Parque.
Após a inauguração da Ponte da Amizade(1965), e a inauguração da BR-277(1969) – ligando Foz do Iguaçu a Curitiba e ao litoral – Foz do Iguaçu passou por um rápido desenvolvimento.

– Veja também – Turismo na Ilha Fernando de Noronha

– Veja também – Turismo em Jericoacoara no Ceará

– Veja também – Turismo em Porto de Galinhas no Pernambuco

– Veja também – Turismo no Jalapão no Tocantins

Na década de 70, a construção da Hidrelétrica de Itaipu causou outro grande impacto para a cidade de Foz, aumentando e muito o contingente populacional, que foi crescendo e assim também, sua estrutura – cada vez mais apta a receber os milhares de turistas nacionais e internacionais que recebe por ano.

O que fazer e o que visitar em Foz Do Iguaçu?

Mas o quê fazer em Foz do Iguaçu, afinal?
A opção mais famosa são as Cataratas, mas o Parque Nacional do Iguaçu, segundo a Unesco foi considerado o que eles chamam de Patrimônio da Humanidade, possui muito mais. É dentro dele ficam as Cataratas, que cujas 275 quedas ficam entre Brasil e Argentina – mas são melhores vistas do lado brasileiro.

Dentro do Parque pode-se fazer outros passeios, como trilhas, descidas de barco pela correnteza ou passeios de aventura no Campo de Desafios, localizado no Cânion Iguaçu e oferecendo rafting, tirolesa, dentre outras atividades.

E há muito mais o que explorar dentro do Parque Nacional. Fora dele, há também o Parque das Aves, um santuário ecológico com mais de mil espécies em seus viveiros.
Outra visita imperdível é a Usina Itaipu, maior hidrelétrica do mundo e 7ª Maravilha do Mundo Moderno, construída em 1974, e conta com passeios guiados diariamente, conduzidos por monitores bilíngues convidados a acompanhar a visita por toda a complexa construção.

E as opções de diversão não param por aí: se gosta de piscinas e tobogãs ,o Parque Aquático Acquamania pode ser um destino certo. Se gosta de um outro passeio para levar a família, há também o Zoológico Bosque Guarani, bem no centro da cidade.

Há de se aproveitar a iluminação noturna da Barragem para aproveitar as fotos, ou visitar também exemplares de arquitetura pitoresca no local, como a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab ou Templo Budista situado no Jardim Califórnia. E se a hora for de fazer umas comprinhas e uns lanches, há também o Shopping Cataratas JL.

comer e como chegar à Foz

Na onda gastronômica, os pratos típicos servidos nos restaurantes de Foz estão a Pirá de Foz – prato concebido por Dirceu Vieira dos Santos, chef do Hotel Bourbon, constituído pelo tradicional peixe surubim, acompanhado de molho de gengibre, purê de mandioca e arroz de espinafre. Outro prato típico é o Dourado Assado – o peixe, de carne saborosa, é também tema de um dos eventos mais tradicionais de Foz, a Pesca ao Dourado, evento anual que atrai pescadores de todo o Brasil.

E como chegar em Foz? Há o Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu/Cataratas, com vôos para todo o Brasil. Outra opção é seguir por transporte Rodoviário, pela BR 277. Marque sua visita e explore tudo que Foz do Iguaçu tem a oferecer

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.