NORDESTE

Fortaleza a bela cidade do Nordeste com praias espetaculares

Com sua história marcada pelas lutas entre os colonizadores lusos e os invasores holandeses, Fortaleza, capital do estado do Ceará, é um dos destinos mais famosos do Nordeste – e com bastante justiça. Com certeza vale muito a pena você conhecer de perto essa bela cidade. Então, vá agora pra Fortaleza a bela cidade do litoral nordestino.

As praias de Fortalezas são ótimos atrativos para o turista

Para começar com o mais óbvio, as praias de Fortaleza são um dos grandes atrativos da região (recomenda-se, porém, verificar a qualidade da água antes de mergulhar: algumas praias, infelizmente, estão poluídas, mas com quase trinta quilômetros de litoral, isso não deve ser um problema). Algumas das praias da cidade são:

A Praia do Futuro localiza-se a pouco mais de dez quilômetros do centro da cidade e é marcada pela movimentação e por barracas de vendedores. A Praia de Mucuripe tem a característica interessante brigar uma comunidade caiçara em pleno espaço urbano da cidade. Já a Prainha, a quarenta quilômetros do centro da cidade, bastante cheia nos fins de semana, é mais sossegada – e talvez mais digna de uma visita – durante os dias úteis. Na maré baixa, aparecem piscinas naturais.

 

A ótima comida é destaque na culinária de Fortaleza

Comer bem em Fortaleza não é tarefa difícil. Entre os destaques da culinária local estão os frutos-do-mar. A Praia de Curuípe é um bom lugar para procurar comer uma boa lagosta – lá chegam jangadas repletas de frutos do mar. Na Praia do Futuro, citada acima, vendem-se patas de caranguejo. Entre os lares da comida sertaneja, estão Varjota e Aldeota, bairros em que se encontram diversas variedades de comida, incluindo pratos prontamente associados ao Nordeste como, por exemplo, o baião de dois. No bairro de Messejana, pode ser encontrado um local com várias barracas vendendo tapioca com os mais diferentes recheios. Na praia de Meireles, no Mercado dos Peixes, há barraquinhas que preparam alimentos como peixes e frutos-do-mar comprados ao lado pelos fregueses. O crepúsculo no local também não é de se jogar fora.

 – Veja também – Turismo em Ubatuba litoral de São Paulo

♣ – Veja também – Turismo em Ilha Bela São Paulo

♣ – Veja também – Turismo nos Lençóis Maranhenses

Mercados e feiras de artesanato podem ser encontrados pela cidade inteira

As barracas da já citada Praia do Futuro e os bares do centro antigo da cidade e os próximos ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura costumam ser exemplos da agitada vida noturna da capital cearense. Por falar no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lá há teatro, biblioteca, o Museu da Cultura Cearense e planetário, para citar apenas algumas atrações do local que valem uma visita.

Como chegar nessa bela cidade

Ônibus vindos das principais capitais dos estados brasileiros chegam a Fortaleza. Voos chegam diariamente das principais capitais do país. O acesso de carro à capital cearense, no caso de quem vem das regiões Sudeste, Sul ou de capitais nordestinas que não sejam nem a do Piauí nem a do Maranhão, dá-se seguindo a BR-101 (até Natal), depois a BR-406, depois a BR-304 e finalmente a BR-116. Para quem parte de Teresina, segue-se pela BR-343 e depois pela BR-222. O mesmo é verdade para quem parte de São Luís, exceto que, para chegar a Teresina, segue-se primeiro pela BR-135 e pela BR-316.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.