CENTRO-OESTE

Alto Paraíso de Goiás um lugar místico na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos veadeiros

No nordeste goiano, se esconde esse município – Alto Paraíso de Goiás. Como o nome já indica, um paraíso que abriga muitas belezas naturais, points turísticos e recebe uma população flutuante de visitantes enorme, todos os anos, de brasileiros e pessoas de fora do país.

Chapada dos Veadeiros um lugar místico em Alto Paraíso de Goiás

A Chapada, com suas mais de 120 cachoeiras, natureza exuberante, águas cristalinas um dos melhores destinos para o ecoturismo do Brasil e do mundo. Se aventura por esportes como um passeio de balão, arvorismo ou tirolesa, ou então busque recarregar as energias e manter o alto astral estando tão perto da natureza plena, ou apenas um passeio relaxante.

O município de Alto Paraíso de Goiás, devido a receber tantos turistas todos os anos, conta atualmente com uma boa estrutura de hotéis, pousadas, espaço para camping, restaurantes e comércio – tudo para receber melhor seu visitante.

Certamente sua atração mais famosa é a Chapada dos Veadeiros, com entrada no distrito de São Jorge, que conferiu a Alto Paraíso de Goiás o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, pela presença em sua do Parque Estadual ali. A Chapada, com suas mais de 120 cachoeiras, natureza exuberante, águas cristalinas um dos melhores destinos para o ecoturismo do Brasil e do mundo.

Se aventura por esportes como um passeio de balão, arvorismo ou tirolesa, ou então busque recarregar as energias e manter o alto astral estando tão perto da natureza plena, ou apenas um passeio relaxante.

Cachoeiras, Cerrado, Chapadas, Canyons tudo na região de Alto Paraíso de Goiás

O município de Alto Paraíso no estado de Goiás, devido a receber tantos turistas todos os anos, conta atualmente com uma boa estrutura de hotéis, pousadas, espaço para camping, restaurantes e comércio – tudo para receber melhor seu visitante.

A região onde hoje se encontra Alto Paraíso, tinha ocupação indígena até que o ciclo da mineração começou a levar os bandeirantes para o interior de Goiás. Nessa época, a localidade era apenas parte de uma fazenda, um pequeno núcleo de colonização – e a região se chama Veadeiros pela quantidade de veados, onças e outros animais presentes no local.

A oficialização do município como Alto Paraíso de Goiás só chega em 1863, mas até hoje, mesmo com a civilização, ainda se vê a presença da vida silvestre ali, nos arredores urbanos.  Além da natureza, a região também passou por diversos momentos históricos.

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos veadeiros

E também, há de se destacar a presença esotérica e espiritual que a localidade também carrega, levando a diversas religiões e filosofias também terem em Alto Paraíso de Goiás um pouso para si. O que importa é que o município aceita as diferenças e abre espaço para todas, carregando para si características únicas de etnias, culturas, filosofias e costumes.

♣ – Conheça também: Turismo em Macapá – Amapá

♣ – Conheça também: Turismo em Aracaju – Sergipe

♣ – Conheça também: Turismo em Maceió – Alagoas

Toda essa riqueza inclusive, fez com que Alto Paraíso de Goiás ganhasse ainda mais atrativos, como destino turístico, por toda essa diversidade que só acrescenta. Há quem diga que a presença de “energias místicas” tão presentes na região seja devido à grande presença de quartzo na região.

Uma riqueza natural em Alto Paraíso de Goiás e uma estrutura hoteleira de qualidade

Verdade ou não, energia nunca é demais, não é? Mas bem, o que fazer em Alto Paraíso, afinal? Antes de mais nada, não posso ficar sem falar do famoso Parque Estadual da Chapada dos Veadeiros. O centro da cidade fica a 36 quilômetros até a entrada do Parque ( no povoado de São Jorge), um parque de conservação de 65.514 ha de área, situado no cerrado de altitude.

O local dispõe de guias opcionais que podem acompanhar o visitante, e conta com várias atrações principais para o ecoturista, como os saltos e os cânyons do rio Preto, ecoturismo, piscinas de águas naturais…e muito além.

Ao redor do parque, em terras particulares, outras atrações turísticas também foram abertas, como o Vale da Lua (uma série de formações rochosas esculpidas pelo rio Miguel) ou o Raizama, uma área onde as cachoeiras convidam a esportes de aventura como rapel e canyoning. Além do Parque, o misticismo é bem presente, até no turismo do local.

Locais como a Gota Kaliandra, na Chapada dos Veadeiros, convida pra meditação e espiritualidade, e a trilha do “ sertão zen”, uma caminhada de 20 km num belo terreno que convida à reflexão e meditação ao longo da observação da natureza. Enfim, são muitas coisas a se fazer, principalmente se seu negócio é desfrutar de todas as belezas e diversões que esse paraíso situado em Goiás proporciona.

A cidade de Alto Paraíso, devido ao turismo, também cresceu – oferecendo uma boa oferta de hotéis, restaurantes e lojas ao turista, para que ele desfrute de todo seu passeio com conforto e com lembrancinhas para levar um pedaço de Goiás para casa!

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos veadeiros

Como chegar à Auto Paraíso de Goiás

Então, esperando o quê? Para chegar, de avião, o aeroporto mais próximo de Alto Paraíso de Goiás fica em Brasília, a 246 quilômetros, tem o aeroporto de Goiânia também, mas fica bem mais longe.

De carro, o acesso é pela BR 80 e pela GO-118. Agora, se sua escolha é vir de ônibus, precisa fazer uma viagem até Brasília e pegar um ônibus da Real Expresso ou, se estiver vindo de Goiânia, a viação São José de Tocantins oferece a viagem até Alto Paraíso de Goiás. Arrume as malas!

Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Alto Paraíso lá você terá todas as informações necessárias sobre a cidade. Acesse clicando nesse link: Prefeitura de Alto Paraíso.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.